Papa recebe presidente da Itália pela primeira vez

O papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira (20) no Vaticano pela primeira vez o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, acompanhado por uma ampla delegação, da qual fez parte o chanceler, Massimo D’Alema. O pontífice afirmou que espera que a "colaboração" entre Estado e Igreja "possa seguir desenvolvendo-se concretamente". "Igreja e Estado, apesar de totalmente diferentes, são ambos chamados, segundo sua respectiva missão e com os próprios fins, a servir ao homem", disse Bento XVI.

O papa recebeu Napolitano na sala do Trono do Palácio Apostólico vaticano. O encontro privado durou cerca de 25 minutos e depois os dois ingressaram na biblioteca do apartamento papal para se reunir com a esposa do presidente, o chanceler Massimo D’Alema e o restante da delegação italiana.

"Existem escolhas que pertencem à esfera das decisões do Estado, a responsabilidade e a autonomia da política. Mas advertimos como exigência forte e essencial o chamado a este fundamento ético da política, que é parte do patrimônio da civilização ocidental e se coloca entre os autênticos valores de nosso tempo", salientou o presidente da República italiana.

Após a visita no Palácio Apostólico, a delegação italiana visitaria o túmulo do apóstolo Pedro dentro da Basílica de São Pedro, que permaneceu fechada hoje ao público, enquanto fortes medidas de segurança foram impostas em toda a região do Vaticano.

Voltar ao topo