Papa Bento XVI vem ao Brasil em 2007

O papa Bento XVI fará a primeira viagem ao Brasil, como sucessor de São Pedro na chefia da Igreja Católica, em abril ou maio de 2007. A informação foi dada hoje pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e confirmada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ele virá ao País para a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que ocorrerá em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP). A escolha do Santuário Nacional de Aparecida como sede do encontro, ainda segundo o Celam, foi do próprio Bento XVI, após uma audiência anteontem no Vaticano da qual participaram quatro cardeais latino-americanos, entre eles o arcebispo de São Paulo, d. Claudio Hummes.

Recém-chegado a Roma à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou satisfação com a notícia. "O Brasil, como maior país católico do mundo, sempre estaria agradecido com a presença de um papa", disse, na entrada do prédio da embaixada brasileira. Acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, ele lembrou que já esteve com outro papa, João Paulo II, em 1980.

Bento XVI, eleito em abril, será o segundo chefe da Igreja a visitar o Brasil. Antes dele, apenas o antecessor, João Paulo II, havia estado no País.

Em 1990, mas ainda como cardeal Joseph Ratzinger, o alemão visitou o Brasil. Ele esteve hospedado na casa do arcebispo emérito do Rio, d. Eugênio Salles. Ratzinger participou de uma reunião com bispos brasileiros.

Essa será a segunda vez que a conferência do episcopado latino-americano ocorre no Brasil. A primeira foi no Rio, em 1955, ocasião em que foi fundado o Celam. As conferências seguintes tiveram como sede a colombiana Medellín (1968), a mexicana Puebla (1979) e a capital dominicana, Santo Domingo (1992).

De acordo com a CNBB, essa conferência do episcopado tem "um caráter eminentemente pastoral". "No encontro, os bispos analisam a vida da Igreja em seus territórios, descobrem os aspectos positivos e negativos, identificam os problemas comuns e deliberam sobre as soluções e linhas de ação pastoral."

Voltar ao topo