Pão francês vendido por peso agrada a comerciantes e consumidores

Brasília – O pãozinho francês, ou de sal, agora somente pode ser comercializado por peso. A medida entrou em vigor nesta sexta-feira (20), em todo o país. No primeiro dia de vigência da medida, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro ) não registrou, na parte da manhã, qualquer desrespeito à Portaria 146 do órgão, de 20 de junho deste ano.

?Não houve nenhuma autuação por parte do instituto a estabelecimentos comerciais que tenham descumprido a nova regra?, disse a chefe da Divisão de Mercadorias Pré-Medidas do Inmetro, Maria Manoela Motta dos Santos. Os comerciantes tiveram quatro meses para se adequar à portaria. Quem não cumprir será passível de sanções, desde uma notificação até multas pecuniárias.

Quanto ao valor do quilo do pão, Manoela destacou que o preço está em aberto, dentro de uma proporcionalidade. ?Antes, havia uma variação de preço por unidade, entre R$ 0,15 e R$ 0,35. Essa variação de valor será agora transferida para o preço em quilo. Assim, o preço é livre, mas dentro dessa proporcionalidade?, explicou. Ou seja, não pode haver abuso de preço.

A medida, ao que parece, está agradando à maioria dos comerciantes e consumidores. ?A regra é boa, pois o cliente sai ganhando. Vai pagar um preço justo pelo pão?, afirmou a gerente da Confeitaria Panetier, Giovana Martins. Ela acredita que a concorrência entre os estabelecimentos irá aumentar: ?A gente quer vender mais barato e conquistar a clientela. Isso vai provocar mais concorrência?.

O quilo do pãozinho na Panetier, localizada em Brasília, é R$ 5,80. Segundo Giovana, a aceitação da portaria entre os estabelecimentos ?é geral?. Ela disse que, em reunião do setor, apenas um comerciante, entre trinta presentes, mostrou-se resistente à nova regra.

Os consumidores também demonstram satisfação com a portaria. Cliente da Padaria D?Roma, em Brasília, o comerciário Josivaldo Santos de Araújo considerou importante a medida, mas ressaltou que deveria ter sido implantada há mais tempo. ?Isso não quer dizer que vou consumir mais pão. Mas o cliente vai ter condição de pesquisar preço, ver onde está mais barato?, destacou.

Na mesma padaria, a doméstica Janete Vieira Martinelli disse que não sabia da ?novidade?, mas aprovou: ?O consumidor saiu no lucro, com certeza?. O quilo do pãozinho na D?Roma custa R$ 6,00.

De acordo com o Inmetro, a balança a ser utilizada pelo estabelecimento comercial deverá ter, no mínimo, divisão igual ou menor que 5g (cinco gramas), indicação de massa medida (peso) e do preço a pagar. A indicação do preço a pagar pelo quilograma do pãozinho deverá ser grafada com dígitos de dimensão mínima de cinco centímetros de altura, e afixada próxima ao balcão de venda e em local de fácil visualização pelo consumidor.

Segundo ainda o Inmetro, no primeiro semestre foi feita uma consulta pública sobre a venda do pão francês por peso. Foram ouvidos os consumidores e representantes do setor de panificação. Resultado: 70,34% escolheram por peso; 29,06% por unidade, e 0,59% disseram preferir as duas formas de comercialização.

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