Palocci diz ser preciso devolver à população parte do aumento da arrecadação

São Paulo ? O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse hoje (6) que é preciso reduzir a carga tributária e devolver à sociedade uma parte do aumento da arrecadação que o governo está promovendo. Ele garantiu que, no futuro, os impostos serão reduzidos para devolver esse crescimento de arrecadação à sociedade, mas reforçou que, para isso, é preciso que os gastos públicos sejam diminuídos. "O governo vai devolver para a sociedade qualquer elevação de receita quando esse crescimento for consistente", afirmou.

Em palestra em São Paulo, o ministro afirmou que, em 2005, o recolhimento de impostos e contribuições teve um aumento real de 5,7%, chegando a R$ 372 bilhões. Segundo ele, isso é resultado do crescimento econômico e de esforços da Receita Federal, que foi "eficaz na cobrança dos devedores". Palocci também destacou a elevação dos lucros das empresas, que "tiveram o maior lucro dos últimos 23 anos". "O Imposto de Renda Pessoa Jurídica cresceu 22,47% e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, 20,6%", acrescentou.

O ministro informou que existem estudos sobre possíveis mudanças na tributação para o investidor estrangeiro no mercado financeiro do país. "É possível que o governo tome algumas medidas em relação a esse incentivo para que tenhamos um acesso mais fácil do investidor externo no nosso mercado", observou. Na avaliação dele, essa redução seria essencial para a melhoria do mercado de títulos de renda fixa local, para a opção de financiamento para as empresas e para o perfil da dívida interna.

Voltar ao topo