Orientação marca Semana de Prevenção de Doenças Renais

A Secretaria Municipal da Saúde, a Sociedade Brasileira de Nefrologia-seção Paraná e o Instituto do Rim promovem nesta sexta-feira, na Boca Maldita, das 10h às 16h, evento em comemoração à Semana de Prevenção de Doenças Renais.

Ao longo do dia haverá distribuição de material educativo e orientação à população com a presença de médicos especialistas, além da realização de exames de pressão e glicemia e avaliação nutricional nas pessoas que passarem pelo local.

O aposentado Edson Maingu, 71 anos, participou da palestra sobre doenças renais, verificou a pressão e fez teste de glicemia." Curitiba está de parabéns, campanhas de prevenção são constantes na nossa cidade", disse ele. "As pessoas têm muitas dúvidas e às vezes uma palavrinha dos profissionais da saúde evita problemas graves",comenta o aposentado.

A Semana de Prevenção de Doenças Renais, de 23 a 29 de novembro, será marcada ainda por um encontro científico na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), no dia 26. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, quase um milhão de brasileiros têm problemas renais, dos quais 70% nem sabem disso. As doenças renais matam por ano pelo menos 15 mil pessoas no Brasil. Os gastos anuais com os doentes chegam a R$ 1,4 bilhão.

Pesquisas mostram que 60 mil pessoas fazem diálise no país, enquanto o número de pacientes que deveria estar fazendo o tratamento chega a 150 mil. A cada ano, 25 mil brasileiros iniciam o programa de diálise. Somente 3 mil são submetidos por ano ao transplante de rim. Diabetes e hipertensão arterial são as duas principais causas de insuficiência renal. Pelas estimativas, são 34 milhões de portadores de diabetes e/ou hipertensão no país, dos quais 6,6% são doentes renais.

Em novembro de 2003, a Sociedade Brasileira de Nefrologia lançou a campanha "Previna-se", como forma de alertar a população para a necessidade do diagnóstico precoce das doenças dos rins e outros problemas, como diabetes e hipertensão arterial, que podem evoluir para uma insuficiência renal. Daí a importância dos exames de pressão arterial e dosagem de glicemia, que identifica o portador de diabetes. Maiores informações pelo endereço: www.sbn.org.br

Voltar ao topo