Oposição protocola pedido de CPI do Apagão Aéreo também no Senado

Brasília – Os senadores da oposição protocolaram na tarde desta quarta-feira (18) na Mesa Diretora do Senado um requerimento que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a crise no setor aéreo. Foram entregues 34 assinaturas – 15 do partido Democratas, 14 do PSDB, quatro do PMDB e uma do PDT. O número mínimo necessário para apresentar o pedido é de 27 assinaturas. A estratégia dos partidos políticos é conseguir a instalação de uma CPI no Congresso, seja ela no Senado ou na Câmara, cujo debate depende da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os parlamentares que assinaram, cinco pertencem a partidos da base do governo no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. São eles: Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Mão Santa (PMDB-PI), Pedro Simon (PMDB-RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), e Cristovam Buarque (PDT-DF). Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, o requerimento será analisado para checar se há fato determinado e também para conferir as assinaturas. Caso não haja nenhum problema, o presidente do Senado deverá ler o requerimento para, em seguida, receber as indicações dos membros a partir das lideranças partidárias.

Um grupo de cerca de 30 deputados do partido Democratas foi em comitiva para o Senado acompanhar a entrega do pedido. De acordo com o  líder do partido na Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (RS), o partido continuará obstruindo as votação na Câmara dos Deputados até a marcação da data de instalação da CPI no Senado. "Vamos investigar a crise do setor aéreo, o governo, e apresentar soluções para o problema. A criação da CPI no Senado é um passo fundamental para investigar a crise que vem atrapalhando a vida de muitos brasileiros há meses. Vamos investigar o porquê da crise e oferecer soluções", disse.

O líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), afirma que a CPI não deve perder o foco da investigação para fazer "palanque politico". Deve investigar de forma técnica, utilizando inclusive todas as investigações já feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os envolvidos. "O governo está tomando todas as medidas para resolver a crise no setor aéreo com a contratação de pessoal e apuração das denúncias", disse. Albuquerque também aproveita para criticar oposição na Câmara. Segundo ele, existem dois movimentos – o dos que querem o "desgate do governo" com a criação da CPI e os que querem o "rumo do crescimento" em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Voltar ao topo