Oposição diz que PT pretende copiar modelo de Chávez

A oposição reagiu ontem à proposta de um grupo de parlamentares do PT, que começa a trabalhar para que o presidente da República possa convocar plebiscitos sem autorização do Legislativo. Um dos mais indignados foi o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia, que considerou sem sentido de despropositada a intenção. "Camisa de força neles", reagiu Maia. "Eles enlouqueceram"

O deputado pefelista comparou a intenção dos petistas ao modelo adotado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. "Isso caberia bem lá para o Chávez", disse Maia. "Aqui, não. Aqui, no Brasil, vigora a democracia"

Maia classificou a proposta dos petistas de "inaceitável". E rebateu criticando a postura antidemocrática das lideranças do PT. "Essa é a democracia direta deles", afirmou. "Fazer as coisas sem passar pelo principal representante da sociedade, o poder Legislativo".

Para o líder do PFL, nem mesmo os demais deputados do PT podem compactuar com a proposta do grupo ligado à ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. "Isso não vai vigorar", considerou Maia. "Ninguém pode aceitar isso, nem mesmo os parlamentares do PT".

O senador José Agripino Maia (PFL-RN) também fez coro. E repudiou a intenção dos petistas. "A oposição precisa estar preparada para atitudes desse naipe", disse Agripino. "Devemos ficar alertas para quaisquer atitudes que esses petistas podem tomar após essa eleição da Câmara".

Também mencionando o presidente venezuelano, Agripino ressaltou que o PT parece estar querendo esquecer o poder Legislativo. "É a interlocução direta com a sociedade que eles acham que conquistaram e acham que, com isso, poderão passar por cima do Congresso".

Voltar ao topo