Operação Comboio prendeu 21 pessoas e apreendeu 13 veículos

O secretário da Segurança Pública anunciou, nesta segunda-feira (31), o resultado das prisões, buscas e apreensões realizadas durante a Operação Comboio, realizada no domingo (30), simultaneamente, em 11 cidades do Paraná e em Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram apreendidos 13 veículos, possivelmente utilizados em assaltos, dois revólveres calibre 38 com munição, uma máquina pá-carregadeira, mais de 20 celulares, R$ 2 mil em dinheiro, além de documentos bancários, agendas e anotações que podem servir como provas nas investigações.

Durante a operação, 21 mandados de prisão foram cumpridos, dos 32 expedidos pelas Comarcas de Catanduvas e Francisco Beltrão. Os 11 foragidos, entre eles um casal que estaria em Curitiba, ainda são procurados pela polícia. ?Foi um resultado muito bom, com um número de prisões bastante alto, que mostra a eficiência da polícia paranaense. As investigações foram baseadas principalmente em informações de inteligência da polícia, sem haver sequer uma troca de tiros durante a operação?, disse o secretário Delazari.

A operação Comboio pôs fim a quatro quadrilhas especializadas no roubo de cargas que agia em vários estados do país. Segundo a polícia, a quadrilha mantinha motoristas reféns até que caminhões e cargas fossem entregues para o brasileiro Claudiomir José da Silveira, o ?Mano?, que mora no Paraguai e comanda as ações criminosas. Ele também é procurado pela polícia.

Desde as 6h de domingo (30), policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e das delegacias de Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Mourão e Maringá se dividiram em várias equipes para cumprir os mandados. As ações aconteceram simultaneamente nas cidades de Cascavel, Toledo, Guaíra, Maringá, Londrina, Campo Mourão, São Jorge do Ivaí, Curitiba, Araucária, Santa Izabel do Oeste, Barracão e ainda em Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul.

Das cinco organizações especializadas em roubo de cargas e caminhões que estavam sendo investigadas pelo Nurce, quatro foram desmanteladas na operação. Os bandidos agiam no Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina. As investigações comandadas pelo Nurce já elucidaram 26 roubos cometidos por essas quadrilhas e há a suspeita de que pelo menos outros 50 crimes tenham sido cometidos sob o comando dessas quadrilhas. A polícia estima que, apenas nos roubos elucidados, os bandidos tenham levado mais de R$ 6 milhões.

Os 13 veículos encontrados foram apreendidos em Cascavel, Maringá, Londrina e Francisco Beltrão. Segundo o delegado Alexandre Bonzatto, do Nurce, os próximos passos da investigação são interrogar os presos para encontrar outros integrantes e encontrar pistas nas anotações, agendas e em outros documentos apreendidos.

Voltar ao topo