ONU: Salvador tem pior distribuição de renda do Brasil

A população da Grande Salvador desfruta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Nordeste: 0,791, em uma escala na qual 1 é o maior valor, mas é a que mais sofre com a desigualdade de renda em todo o País. A informação está no Atlas de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Salvador (BA), divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O IDH da Grande Salvador é praticamente o mesmo da média nacional, de 0,792.

Na região, os habitantes mais ricos ganham, em média, 25 vezes mais que os mais pobres. Fosse a região um país, seria o segundo mais desigual do planeta, atrás apenas da Namíbia. No bairro mais rico de Salvador, o Itaigara, por exemplo, a renda per capita é de R$ 2.135,54 (em valores de 2000), 2.475% mais que a renda nos bairros mais pobres, Fazenda Coutos e Felicidade, onde o valor é de R$ 82,94 por mês.

A diferença ajuda a explicar como quatro localidades na capital baiana ostentam Índices de Desenvolvimento Humano maiores que o do país que há seis anos lidera o ranking internacional do IDH, a Noruega. Enquanto no país nórdico o índice chega a 0,965, no Itaigara vai a 0,971, ante os 0,968 registrados nos bairros Caminho das Árvores, Pituba (área do Loteamento Aquarius) e Brotas (na região conhecida como Santiago de Compostela).

Voltar ao topo