Óleo vegetal pode substituir diesel nas lavouras do Paraná

Até março deste ano deve ficar pronto o projeto de implantação do Programa Paranaense de Bionergia. A informação foi dada nesta segunda-feira (19) pelo vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, durante a instalação do Comitê Gestor de Bioenergia. O principal objetivo do programa é quebrar a necessidade da utilização do óleo diesel, principalmente por parte do pequeno agricultor familiar, que hoje é responsável por 80% da frota de tratores do Paraná.

O Programa de Bionergia foi criado a partir de um decreto governamental. Fazem parte do comitê, técnicos das Secretarias da Agricultura, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do CREA, da Ocepar, das Universidades Estaduais e da UFPR, da Emater, Copel, Embrapa, Alcopar e IAPAR, além de representantes do setor automotivo.

De acordo com Pessuti, até março devem ser definidas as linhas de trabalho a serem desenvolvidas. Esta é a época de colheita do girassol, e a planta será uma das primeiras matérias primas a ser testadas. Posteriormente, a meta é testar outras oleaginosas, de acordo com seus ciclos de produção.

“A prioridade é começar com testes nas pequenas propriedades. Uma vez que a determinação do governador Roberto Requião é a inclusão social, iniciaremos então este projeto pelas áreas mais deprimidas do Estado”. A idéia, segundo o secretário Pessuti, é fazer com que os pequenos produtores possam se integrar ao programa, e assim criar condições de auto-abastecimento, ou seja, com as oleaginosas plantadas em suas propriedades, os agricultores podem extrair o óleo vegetal e produzir seu próprio combustível.

Para acelerar os estudos, o Tecpar, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinou convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia no valor de R$ 400 mil reais que possibilitarão desenvolver testes de qualidade mais profundos, principalmente em relação à utilização da soja. “O Tecpar é centro de referência nacional em termos de análise e esta parceria com a SEAB visa fortalecer os trabalhos do Comitê, e do programa em desenvolvimento, que é tido pelo governador Requião como uma das prioridades no Estado”, destacou o Secretario Aldair Rizzi.

Voltar ao topo