O príncipe das ervas

Uma folhinha, duas e o sabor muda completamente. Não é de graça que os italianos elegeram o “basílico” como uma de suas referências na culinária, um príncipe entre as ervas. Entre nós, a especiaria é conhecida como manjericão e de uns anos para cá ganhou espaço por essas bandas.

O mais consumido na Itália é aquele de folha bem larga, em forma de coração, que já se encontra também por aqui. Originária da Ásia Central e Índia, hoje esta espécie é cultivada em quase todo o mundo. Não tolera temperaturas baixas, prefere climas amenos ou quentes, formando grandes touceiras quando plantada em lugares adequados. O manjericão é costumeiramente utilizado aqui pelo Sul do Brasil para incrementar peixe ensopado, com bom resultado. O único porém é que as folhas não devem ser cozidas desde o início da confecção do prato. Como o seu sabor se perde com o cozimento, assim como seus princípios ativos, é conveniente adicioná-lo no final do cozimento. Se nunca fez assim, experimente e sinta a diferença.

Com manjericão, os italianos têm dois esteios de sua gastronomia. Um deles é a Pizza Marguerita, fácil de fazer. Basta cobrir a massa com o molho de tomate e cebola tradicional, alguns cortes de mussarela de búfala e levar ao forno superquente. No momento de retirar, salpicar com as folhas de manjericão. O outro prato clássico dos italianos é a massa com Molho pesto. Que ganha aqui duas sugestões de nossos colaboradores. A primeira vem de Mike Barroero, proprietário e sommelier da Nettare di Vino, que apresenta o Pesto alla genovese com todas as características originais, inclusive com a utilização dos pinólis em vez de nozes ou castanhas. E com dica de harmonização, o vinho L´Imperatore Langhe Rosso d.o.c 2003 – Francesco Scananvino – R$ 175,00, representado por ele no Brasil. A outra versão do pesto vem dos pizzaiolos da Baggio Pizzeria & Focacceria, na adaptação para a Pizza ao molho pesto, que leva o toque final de charme com atraentes tomates-cereja e é uma das favoritas dentre as atrações da casa. Da marca Dona Benta vem uma livre variação com a idéia da utilização dos ingredientes, mas sem bater ou triturar. O Ninho com molho de nozes e manjericão tem todos eles apenas misturados e acrescentados à massa cozida.

Mas o manjericão pode chegar antes à mesa. Também da Itália vem a lembrança de uma salada clássica, a Salada caprese, aqui executada por Luciana Godoy, chef do Espaço Gourmet Gastronomia. Rodelas de tomate, mussarela de búfala, manjericão e os temperos. Pronto, uma salada com as cores da bandeira italiana que é puro frescor. Mas para não ficar apenas nas mesmas origens, vem dos Produtores do Bacalhau da Noruega outra idéia para abrir a refeição, a Salada rústica de Bacalhau da Noruega, com o bacalhau cozido e desfiado, batatas, tomates, brócolis, azeitonas e ervas diversas, dentre as quais o manjericão.

E que tal um Ragu de cabrito, para impressionar de vez? O molho é feito à base da carne da paleta assada (e pode, inclusive, ser feito com sobra daquele assado que não foi consumido), com a indispensável combinação de tomates, cebolas e manjericão. Aí é só servir com a massa longa da preferência e aguardar os aplausos.

E para fechar, que tal um café com manjericão? A inusitada combinação está presente em um drinque concebido por Georgia Franco de Souza, proprietária do Lucca Cafés Especiais. A base é o café espresso, batido com sorvete de baunilha e folhas de manjericão. Não pode haver maneira melhor para um final feliz.

Bom apetite!

Pesto alla genovese

Por Mike Barroero, proprietário e sommelier da Nettare di Vino


Divulgação

Ingredientes:

4 maços de manjericão fresco

1 copo de azeite extra virgem de oliva

40 g de queijo parmesão ou grana

30 g de queijo pecorino (queijo de leite de ovelha) ou tipo

20 g de manteiga

2 dentes de alho

1 colher  de pinhão (pinólis)

1 colher de sal grosso

600 g de massa tipo espaguete

Preparação:

Retire as folhas do manjericão, lave e enxugue em papel de cozinha, com atenção para não quebrá-las. Coloque as folhas no pilão, adicione o sal, pinhão, alho e, com a ajuda de um socador, pressione contra o fundo até que se transforme em uma pasta homogênea.

Acrescente aos poucos os queijos, a manteiga, o azeite, continue a misturar e socar, para obter um molho cremoso de atraente cor verde.

Prove o pesto e ajuste o sal. Não precisa levar ao fogo. Assim que o espaguete estiver cozido al dente, escorra-o e o coloque-o em uma travessa. Derrame o molho sobre ele e misture bem enquanto ainda quente.

Rendimento: 5 porções.

Nettare di Vino – Vini e Spumanti Nobili Piemontesi
Rua Tibagi, 294 – 12º andar – Centro
Fone: (41) 3024-1985
www.nettaredivino.com.br

Salada caprese

Por Luciana Godoy, chef do Espaço Gourmet Gastronomia

Divulgação

Ingredientes:

4 tomates rasteiros

4 bolas de mussarela de búfala grande

1/3 de xícara de folhas de manjericão

1 colher (chá) de orégano

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de vinagre tinto

sal e pimenta (a gosto)

Preparo:

Corte os tomates e a mussarela em fatias com aproximadamente 1 cm de espessura.

Tempere as fatias de tomate com o vinagre, deixe repousar por 10 minutos e escorra.

Arrume a salada – alternando e sobrepondo as fatias de tomate e mussarela, decorando como desejar. Regue com o azeite de oliva, salpique com sal, pimenta e orégano e espalhe as folhas de manjericão sobre a salada.

Rendimento: 4 porções.

Espaço Gourmet Gastronomia
Alameda Prudente de Moraes, 129 (Fundos) – Mercês
Fone: (41) 3019-0437
Site: www.espacogourmetgastronomia.com.br

Salada rústica de bacalhau da Noruega

Por Tassiana Lage, chef do Buffet Portal do Sabor (RJ), para os produtores do “Bacalhau da Noruega”

Divulgação

Ingredientes:

1 kg de Bacalhau Saithe, dessalgado, cozido e desfiado

1 kg de batatas calabresas

1 bandeja de tomates-cereja vermelhos

2 colheres (sopa) de alcaparras lavadas e escorridas

100 g de azeitonas pretas portuguesas sem caroço

1 brócolis americano, limpo, em pequenos buquês

2 cabeças de alho roxo bem grandes inteiras

Tomilho, hortelã, manjericão e salsa, a gosto

Sal marinho e pimenta-do-reino, a gosto

1 colher (sopa) de açúcar

500 ml de azeite extra virgem

Modo de preparo:

Colocar as batatas calabresas cortadas ao meio (no sentido do comprimento) numa assadeira. Temperar com sal, pimenta, tomilho e manjericão. Regar com um pouco do azeite, forrar com papel alumínio e levar ao forno baixo (100ºC) até ficarem macias.

Colocar numa assadeira os tomates-cereja cortados ao meio, tirar o excesso de sementes e salpicar com açúcar e sal em quantidades iguais. Regar com um pouco do azeite e levar ao forno baixo (100ºC) até ficarem bem vermelhos e enrugados.

Forrar outra assadeira com alumínio e levar as cabeças de alho inteiras ao forno baixo (100ºC) até os dentes ficarem macios. (Dica: aproveite o forno dos tomates para assar os alhos). Deixar esfriar e descascar.

Esquentar em uma frigideira 2 colheres (sopa) de azeite e, quando ficar bem quente, refogar o brócolis por 3 minutos, para ficar crocante e bem verde. Temperar com sal.

Em uma tijela grande, despejar as b,atatas assadas, o bacalhau, o brócolis crocante, os tomates-cereja assados, além dos dentes de alho, alcaparras, azeitonas, folhas de manjericão, salsa, tomilho e hortelã.

Regar tudo com azeite, finalizar com sal e pimenta do reino a gosto. Misturar bem tudo e servir.

Rendimento: 6 porções.

Site: www.bacalhaudanoruega.com.br

Ragu de cabrito

Anacreon de Téos

Ingredientes:

Paleta

1 paleta de cabrito de tamanho médio

3 cebolas

2 cenouras

2 talos de salsão

1 alho-poró

2 folhas de louro

4 dentes de alho

2 galhos de alecrim

500 ml de vinho tinto seco

500 ml de água

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Ragu

A paleta de cabrito picada

6 tomates pelados picados

2 cebolas picadas

4 dentes de alho picados

200 g de cogumelos de paris em lâminas

Azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino

1 ramo de manjericão

Modo de fazer:

Pique todos os legumes em cubos grandes. Disponha a paleta no centro de uma assadeira, acrescente as ervas os legumes picados, o sal, a pimenta-do-reino, o vinho tinto e a água. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (180ºC). Asse por mais ou menos 3 horas ou até a paleta começar a desmanchar. Espere esfriar. Desfie em pedaços grandes.

Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho. Junte a carne em pedaços e deixe dourar ligeiramente. Acrescente os tomates e cozinhe por uns 15 minutos, até que forme o molho. Adicione os cogumelos e o manjericão, cozinhe por mais 5 minutos e retire do fogo.

Sirva com massa longa ou polenta.

Rendimento: 6 a 8 porções.

Pizza ao molho pesto

Dos pizzaiolos da Baggio Pizzeria & Focacceria

Divulgação

Ingredientes:

250 ml de folhas de manjericão

3 dentes de alho in natura

125 g de queijo parmesão ralado

180 ml de azeite de oliva extra virgem

100 g de nozes picadas

1 colher (cafezinho) de sal

½ colher (cafezinho) de pimenta do reino preta moída

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta verde consistente. Em recipiente de vidro ou plástico, com tampa, é possível guardar em ambiente refrigerado por até oito dias.

Para a pizza de oito fatias:

400 g de massa tradicional Baggio

150 ml de molho pesto

400 g de mussarela ralada

Orégano a gosto

Levar ao forno por 20 minutos

Lavar oito tomates cereja em água corrente, cortar ao meio e acrescentar na pizza já assada.

Baggio Pizzeria & Focacceria
Água Verde – (41) 3244-7218
Juvevê – (41) 3353-7171
Champagnat – (41) 3339-6262
Jardim das Américas – (41) 3266-7272
Joinville – (47) 3026-4242
Site: www.pizzariabaggio.com.br

Ninho com molho de nozes e manjericão

Receita cedida pela marca Dona Benta

Divulgação

Ingredientes:

1 embalagem de macarrão de sêmola com ovos Dona Benta Ninho

½ xícara de folhas de manjericão picadas

4 colheres (sopa) de salsinha picada

1 xícara de nozes moídas

(se desejar substitua as nozes por castanha-do-Brasil)

2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas

½ xícara de azeite de oliva extra virgem

2 dentes de alho picados

Sal a gosto

Modo de preparo:

Prepare o macarrão Dona Benta conforme as instruções da embalagem.

Enquanto isso, em ,um recipiente misture bem os demais ingredientes e reserve.

Escorra bem a massa, divida em pratos e sirva regado com o molho de nozes e manjericão.

Rendimento: 6 porções

SAC Dona Benta: 0800 726 2020
Site: www.donabenta.com.br

Basilicoffee

Por Georgia Franco de Souza, proprietária do Lucca Cafés Especiais

Divulgação

Modo de fazer:

Preparar um doppio (espresso duplo) ou 60 ml de café bem concentrado

Colocar 2 bolas de sorvete de Baunilha no liquidificador ou shaker

Acrescentar 2 folhas de manjericão

Acrescentar o café e bater até homogenizar

Servir no copo do Irish Coffee ou taça com tamanho de 200 ml

Pode decorar com uma folha de manjericão.

A bebida fica à temperatura ambiente.

Nos dias frios substituir 20 ml de café por 20 ml de conhaque. É uma variação para o inverno.

Lucca Batel
Al. Presidente Taunay 40
Fone: (41) 3024-6950
Lucca Centro
Rua Ébano Pereira 17
Fone: (41) 3039-9330

Voltar ao topo