Número de mortes cai 42% nas estradas do Paraná

O número de mortos nos 16 mil quilômetros de estradas fiscalizadas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) caiu 42% entre os meses de maio e junho deste ano. De acordo com os dados divulgados pelo Batalhão, 105 pessoas morreram nas rodovias do Paraná em maio. Em junho, foram registradas 61 vítimas fatais. De acordo com o comandante do Batalhão, tenente-coronel Celso José Mello, a drástica redução é conseqüência da operação ?Pontos Críticos?, que começou no início de junho concentrando a fiscalização policial nos locais com maiores índices de acidentes. ?Detectamos tecnicamente os pontos mais perigosos das estradas e colocamos policiais para orientar os motoristas?, disse Mello.

Além da diminuição das mortes, a Polícia Rodoviária Estadual registrou também uma queda de 6,78% no número de acidentes e de 5,6% no número de feridos. Segundo os dados divulgados pelo Setor de Estatística, em maio, 1.326 acidentes, com 1060 feridos foram registrados. Já em junho, mês em que a operação ?Pontos Críticos? foi implantada, o número de acidentes caiu para 1.236 e o de feridos para 1.000. ?Nosso objetivo não é o de multar, mas sim o de poupar vidas nas estradas. Por isso, optamos por massificar a orientação aos motoristas que devem ser prudentes, respeitar as leis de trânsito para que possam ter mais seguranças nas estradas?, disse Mello.

Um dos exemplos emblemáticos para comprovar o sucesso da operação é o km 159, da BR 369, que liga Londrina a Cambé. O trecho foi campeão no número de acidentes em maio, registrando 38 ao todo. Mas, em junho, a Polícia Rodoviária Estadual conseguiu zerar os acidentes no local.

Outro ponto da BR 369, no km 01, entre Arapongas e Rolândia, preocupava os policiais. Nos primeiros 15 dias de junho, aconteceram quatro acidentes. Nos primeiros 15 dias de julho, o número foi reduzido pela metade. Já na BR 277, na Serra de São Luis do Purunã, no km 130, na primeira quinzena de junho aconteceram cinco. Em julho a quantidade de acidentes foi reduzida para dois acidentes. ?Os pontos críticos migram, mas a cada momento que constatarmos problemas em determinados pontos, faremos o possível para saná-lo. O importante está acontecendo. A prevenção é o nosso maior instrumento?, disse Vortolin.

Pontos Críticos

Um sistema desenvolvido pelo Departamento de Planejamento da Polícia Rodoviária Estadual possibilitou um mapeamento dos pontos de maior perigo nas rodovias do Paraná. De acordo Vortolin, o sistema funciona com o trabalho eficiente de registros das ocorrências em um programa específico de computador.

?Quando ocorre algum acidente, o policial registra rapidamente no computador com todos os dados. Assim, nós criamos um sistema que nos mostra os locais mais perigosos das rodovias através do número de acidentes em locais específicos. A partir disso planejamos a ação que será desenvolvida para que o índice caia?, disse o tenente.

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