NovoMuseu marca revolução cultural no Paraná, diz Lerner

O governador Jaime Lerner disse nesta sexta-feira (22) que a inauguração do NovoMuseu ? Arte, Arquitetura e Cidade, um dos maiores e mais modernos museus do mundo, marca uma verdadeira revolução cultural no Estado.

Dos 33 mil metros quadrados de área construída do Novo Museu, 16,7 mil são destinados somente para exposições. A obra de restauração do antigo edifício Castelo Branco e a construção do Olho começaram no em junho deste ano.

O museu abre com sete exposições que reúnem os maiores nomes da escultura e da pintura brasileira e do México. Instalado em um complexo de 144 mil metros quadrados, a área do NovoMuseu inclui ainda um bosque e a Aldeia da Cultura, com ateliês para experiências artísticas e espaços para realização de programas de imersão.

O Governo do Estado está investindo R$ 5 milhões na recuperação do edifício que abrigará o Museu Paranaense. A inauguração será no dia 19 de dezembro, data do 149º aniversário de emancipação do Paraná. Com 126 anos de funcionamento, o museu estava instalado desde 1973 na antiga sede da Prefeitura de Curitiba, na Praça Generoso Marques.

O local não permitia mais a expansão do acervo. A nova sede, de 4,5 mil metros quadrados, no bairro Alto São Francisco, é maior e vai ampliar o circuito de mostras, além de criar áreas de reserva técnica e curadoria, manutenção e preparação de exposições.

A nova sede terá gabinetes próprios para os pesquisadores e documentação, sala climatizada para guarda de acervo, com possibilidade de expansão, laboratórios de arqueologia, etnologia, numismática e educação, além de um café.

Com apoio da Celepar, será implantado o projeto Cadastro de Controle de Acervos, que permitirá o registro e a catalogação, armazenamento, atualização e revisão de dados, emissão de relatórios, consultas e pesquisas.

Primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil, o Museu Paranaense possui cerca de 320 mil objetos e documentos nas áreas de arqueologia, etnologia, história e biblioteca. São curiosidades artísticas, quadros, numismática, armas nacionais brancas e de fogo, armas estrangeiras, objetos usados pelo caboclo e objetos estrangeiros, peças e livros.

Voltar ao topo