Novo avião parte amanhã para tirar brasileiros do Líbano

O ministro da Defesa, Valdir Pires, informou hoje que a Força Aérea Brasileira (FAB) enviará amanhã um novo avião com capacidade de 160 passageiros para resgatar mais brasileiros que estão em áreas atingidas por ataques israelenses no Líbano. Questionado se não estaria havendo lentidão no resgate, Pires respondeu que "tudo isso é uma questão de logística, que depende das nossas possibilidades".

O Itamaraty instalou em Adana, no sul da Turquia, um núcleo de apoio aos brasileiros procedentes do Líbano, da Síria e da Jordânia que estão fugindo do conflito no Oriente Médio. De acordo com o ministro Laudemar Gonçalves de Aguiar, que foi deslocado temporariamente de seu posto atual na embaixada brasileira em Londres para a Turquia, o avião da FAB deverá trazer no fim de semana um grupo de brasileiros do território libanês para a cidade turca.

Amorim ficará hoje em Brasília para coordenar a operação de resgate dos cidadãos que ainda permanecem no Líbano. Ele não acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reunião de cúpula do Mercosul, em Córdoba, na Argentina, e será substituído pelo secretário-geral, Samuel Pinheiro Guimarães.

Voltar ao topo