Nova Prata do Iguaçu recebe mil visitantes durante Jogos Colegiais

A fase regional dos 53.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop?s) em Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Estado, provocou um ?acréscimo? na população da cidade em 20%, nos primeiros dias de competição. Do dia 6 para o dia 7 de abril, a área urbana do município com pouco mais de cinco mil habitantes, recebeu cerca de mil pessoas. Esse número aumentou no sábado e domingo, quando muitos pais de alunos das cidades vizinhas resolveram prestigiar os jogos de seus filhos.

Nova Prata do Iguaçu é sede de uma das fases regionais dos Jogos Escolares, recebendo 21 colégios de 7 municípios e 830 alunos e professores, bem como árbitros, dirigentes e pessoal de apoio. O movimento, portanto, não está só nas quadras de esportes, mas também no comércio do município, principalmente na área de hotelaria e alimentos. Os dois únicos hotéis da cidade estão lotados, o que aliás raramente acontece.

?Só temos isso em algumas feiras, que acontecem de dois em dois anos, e nos jogos que realizamos?, lembra o proprietário do Hotel Pratense, Giocondo Angelo Alberton. A cidade foi sede dos Jogos Pró-Caxias, em 2003, reunindo os municípios atingidos pela represa de Salto Caxias.

As lanchonetes da cidade também estão recebendo um grande movimento, com alguns estabelecimentos chegando a dobrar o atendimento. Vale lembrar que os atletas fazem as refeições nos alojamentos, servidas por uma empresa terceirizada.

Economia 

A economia de Nova Prata do Iguaçu gira em torno da agricultura familiar e pecuária leiteira. Depois de perder quase a metade de sua população com a inundação de terras pela represa de Salto Caxias e outros fenômenos que aceleraram o êxodo rural nas duas últimas décadas do século passado, só agora está conseguindo reverter esse fluxo migratório.

A atual administração municipal está atraindo indústrias, a maioria na área têxtil, para se instalarem em Nova Prata do Iguaçu, para aumentar a oferta de emprego. Outra atividade econômica que ganha corpo em Nova Prata do Iguaçu é o segmento de turismo. Com a segunda maior área de praias artificiais do Paraná, atrás apenas de Santa Helena no lago de Itaipu, o município já está com dez loteamentos às margens da represa de Salto Caxias. Muitas casas de veraneios estão sendo construídas no local. Paralelamente, há uma estrutura de lazer e esporte à disposição do turista na temporada de verão e nos de fins-de-semana.

O município chegou a ter 18 mil habitantes no fim da década de 80 e depois perdeu cerca de 8 mil, antes de retomar o crescimento. Hoje tem aproximadamente 11 mil habitantes, divididos em partes praticamente iguais na cidade e no campo. O município foi instalado em 1983, desmembrado de Saldo do Lontra.

Voltar ao topo