Nova ponte no Noroeste beneficia 30 cidades e atende 1 milhão de pessoas

O vice-governador Orlando Pessuti e o secretário dos Tranportes, Rogério Tizzot, inauguraram, nesta sexta-feira (23) pela manhã, a ponte sobre o Rio Ivaí, que estabelece ligação rápida e segura entre os municípios de Tapira e Santa Mônica, Noroeste do Estado. Também foram entregues as obras dos acessos à ponte, que elimina um dos grandes entraves da infra-estrutura rodoviária da região. ?Esta obra encurta distâncias e promove o desenvolvimento de uma das regiões mais estratégicas do Paraná?, declarou Pessuti.

Mais de 1 milhão de paranaenses de 30 municípios vão se beneficiar com a ponte, reivindicada há mais de 50 anos. Parte das obras da estrutura da ponte estava concluída mas os motoristas nunca puderam utilizá-la pois faltavam os acessos, não previstos na licitação realizada na administração anterior. Para que a ponte cumprisse sua função de ligar as cidades, foi investido R$ 1,5 milhão. ?Este governo está permitindo a integração entre os municípios e dando mais condições para o desenvolvimento da região?, disse Tizzot.

A ponte recebeu o nome de Governador Antônio Anibelli, que esteve à frente do Executivo como governador substituto, em 1955. Seu filho, o deputado Antonio Anibelli, esteve presente na inauguração disse que, com a ponte, ?o povo deixa de pagar o pedágio da balsa que, muitas vezes, com a cheia, não funciona?.

Tizzot lembrou que a travessia do Rio Ivaí era feita por balsas, desde a década de 50. ?A travessia do rio por balsas tornava o transporte mais lento e oneroso para os usuários, o que refletia de forma negativa na economia paranaense, trazendo prejuízo para os produtores da região?, explicou.

Desenvolvimento

?A criação dessa nova ligação vai diminuir o custo do transporte e aumentar o fluxo de usuários, estabelecendo, assim, condições para o maior desenvolvimento de diversos municípios?, prevê o secretário, ao citar Nova Olímpia, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Maria Helena, Santa Isabel do Ivaí, além de Tapira e Santa Mônica, como as principais cidades beneficiadas com as obras. ?A obra vai auxiliar muito no escoamento da safra, principalmente da cana-de-açúcar?, completou Moisés Alves, morador de Tapira.

Francisco Evangelista, lavrador e morador de Santa Mônica, avaliou que a obra vai revitalizar a região. ?Muitos desviam este caminho por causa da travessia com a balsa, agora, passarão pela ponte, uma obra esperada por muito tempo?, disse. Manoel Alves Filho, aposentado, morador de Tapira há 33 anos, prevê que a ligação trará muito lucro para a região. ?Desde que vim para Tapira esta é a principal obra do governo, que tem feito um trabalho importante para os mais fracos em todas as áreas?, afirmou.

Recuperação

O Governo do Paraná também trabalha na recuperação das estradas do entorno da ponte. Segundo o secretário estão sendo investidos cerca de R$ 2 milhões em 27 quilômetros. ?As obras foram dividas em duas frentes, uma que vem de Santa Mônica em direção a ponte, que está mais adiantada, e outra que vai da ponte para Tapira, que vem sendo realizada pelo próprio DER?, finalizou.

Voltar ao topo