Nova câmara interministerial quer promover saúde nas escolas

Os ministérios da Educação e da Saúde criaram hoje uma câmara interministerial para desenvolver ações nacionais que promovam a educação em saúde nas escolas brasileiras. O grupo de trabalho reunirá, em uma só equipe, todos os projetos da Saúde relacionados ao tema. Atualmente, eles estão espalhados por várias secretarias.

Segundo a consultora-técnica do Ministério da Saúde Abigail Reis, o objetivo é tornar a discussão e promoção da saúde parte do dia-a-dia das escolas do país. Para ela, é importante que a questão da saúde integre o projeto político-pedagógico da escola e que seja uma responsabilidade assumida por toda a comunidade escolar.

Hoje, de acordo com a consultora, as ações escolares de saúde se resumem a palestras e campanhas pontuais, que acontecem principalmente quando há a ocorrência de alguma epidemia, como no caso do dengue.

"Como a saúde é um estado de bem-estar físico e mental, temos a intenção de que essa política se aproxime da comunidade escolar, envolvendo-os com temas, por exemplo, ligados a uma vida saudável", disse Abigail.

A câmara intersetorial de educação em saúde na escola também deve fornecer subsídios para a política nacional de educação em saúde na escola.

Voltar ao topo