No aniversário da Previdência, ministro diz que filas gigantes acabaram

Brasília – A Previdência Social completa 84 anos nesta quarta-feira (24), quando se comemora o Dia dos Aposentados e Pensionistas. Numa solenidade realizada em Brasília, o ministro Nelson Machado disse que as pessoas têm uma imagem errada do setor, pois não reconhece melhorias que já ocorreram.

?Não temos mais nas agências da Previdência filas gigantes. As pessoas não precisam mais chegar de madrugada para ter atendimento. Não há necessidade, mas isso está no imaginário das pessoas?, disse o ministro. ?Precisamos perseverar nessas melhorias para conseguir efetivamente mudar esta imagem?.

Segundo o Ministério da Previdência, as filas diminuíram de 2005, quando as agências já abriam com até 80 pessoas aguardando atendimento na porta, para 2006. Em dezembro do ano passado, a média era de 20 pessoas.

Nelson Machado afirma que para 2007, a meta é melhorar o atendimento aos aposentados por invalidez. Segundo ele, pessoas que perdem a condição de trabalhar não querem ser consideradas cidadãos de segunda classe, não querem ficar encostadas.

?Elas têm que trabalhar. Trabalhar é importante, aumenta a auto-estima, melhora até as condições de saúde. Nós temos essa condição de criar possibilidades de readaptação e recolocação para outro trabalho. Vamos investir nisso?, afirmou.

O governo planeja se reunir este ano com representantes dos trabalhadores, empregadores, aposentados e pensionistas para discutir assuntos como melhoria salarial, sustentabilidade e déficit da Previdência. O Fórum Nacional da Previdência vai durar seis meses e está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Voltar ao topo