No 7 de setembro, Lula acompanhou desfile na Esplanada

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao desfile de 7 de Setembro em carro aberto da Presidência, acompanhado da primeira-dama, Dona Marisa Letícia. Antes, Lula passou em revista a tropa e, em seguida, houve a execução de uma salva de 21 tiros de canhão.

Da tribuna presidencial, acompanharam a comemoração o vice-presidente José Alencar, cerca de 20 ministros e diversas autoridades brasileiras e internacionais, como os vice-ministros das Relações Exteriores da Argentina e da Colômbia. Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Aldo Rebelo (PcdoB-SP), também estavam presentes. Entre as autoridades do Distrito Federal, estava o governador em exercício, Fábio Barcellos.

Dois netos do presidente Lula também acompanharam o desfile, Thiago, de10 anos, e Alexandre, de cinco, e David, neto do vice-presidente. Outra criança que estava na tribuna era Amanda, de 1 ano e 10 meses, portadora de Síndrome de Down, filha da funcionária Patrícia Almeida, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Elas foram convidadas, segundo a assessoria de imprensa do Planalto, pelo presidente.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o desfile na Esplanada não perdeu a sua dimensão mesmo em momentos como a crise política no ano passado. "Mesmo no ano passado que tínhamos uma situação difícil as pessoas estavam aqui com esse sentido de celebração, as pessoas sabem separar aquilo que são problemas que devem ser tratados daquilo que é o interesse maior da sociedade, da identidade com a nação, com os valores culturais e cívicos", disse a ministra.

O ministro da Defesa, Waldir Pires, destacou que o desfile é uma celebração importante da independência. "Esse sentimento do 7 desetembro é uma coisa para ser mantida, para ser renovada, permanentemente levada ao coração de todos".

Voltar ao topo