Nilmário diz que impunidade está ligada à atuação do Judiciário

O ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, classificou como incoerente a atitude do presidente do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Maurício Corrêa, de descordar de uma inspeção da Organização das Nações Unidas no Judiciário brasileiro. A sugestão foi feita pela relatora da ONU para execuções sumárias, Asma Jahangier, que durante 22 dias visitou seis estados brasileiros para colher dados sobre a violação dos direitos humanos no país.

Para o ministro dos Direitos Humanos, é fato notório que no Brasil a impunidade está relacionada à atuação do Judiciário. Nilmário considera contraditório o comportamento do presidente do STF, já que, quando era ministro da Justiça, ele assinou tratados internacionais por meio dos quais o Brasil se compromete a receber visitas de inspeção para verificar se os acordos estão sendo cumpridos. “Ele (Corrêa) está politizando a coisa. Se ele pensar um pouquinho vai lembrar, se é que não esqueceu, que esteve lá em Viena chefiando a delegação brasileira na Conferência de Direitos Humanos”, observou.

Segundo Nilmário, é fácil agora para Corrêa esquecer o que disse e fez no passado. Nilmário deu essas declarações antes de participar de reunião com o presidentes das comissões de direitos humanos das assembléias legislativas de todo o país, que se realiza no Ministério da Justiça.

Voltar ao topo