Nicea Camargo confirma denúncias contra Pitta e Maluf

Durante a reunião desta terça-feira (16) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura evasão de divisas via contas CC-5, a CPI do Banestado, Nicea Camargo, ex-mulher do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, confirmou que tanto Pitta quanto o ex-prefeito Paulo Maluf e o filho dele, Flávio Maluf, estavam envolvidos em um esquema de evasão de divisas e corrupção, uma vez que recebiam comissões de empreiteiras como OAS e Mendes Júnior pela contratação de obras públicas na capital paulista. Segundo Nicea, que colocou à disposição da CPI conta em seu nome aberta em Zurique, na Suíça, Pitta depositava o dinheiro obtido no exterior.

Convidada a depor pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), Nicea afirmou ser muito difícil fazer denúncias contra o pai de seus filhos, com quem viveu 28 anos. A depoente disse, no entanto, estar fazendo o que considera melhor para o Brasil. Nicea Camargo contou ter participado, durante a gestão de Pitta, de reuniões onde se falava sobre desvio de verbas e corrupção. Destas reuniões, observou, participavam Paulo e Flávio Maluf, além de vereadores.

De acordo com Nicea, o nome dela esteve envolvido na criação de duas contas no exterior, destinadas a receber dinheiro de origem duvidosa. A primeira conta, em Zurique, foi aberta com a presença dela. Ainda segundo seu relato, ela se recusou a assinar os papéis de abertura da segunda conta. De acordo com a ex-mulher de Pitta, os recursos eram movimentados sempre pela doleira Sheila Abade, vinculada ao Banco Cidade no Brasil e ao Banco Comércio de Nova Iorque (New York Commercial Bank).

Nicea se colocou à disposição da CPI para ir ao banco em Zurique, a fim de buscar extratos de movimentação dessa conta, da qual tem o número e um cartão magnético. Em resposta ao relator da CPI, deputado José Mentor (PT-SP), Nicea afirmou ter ouvido de uma funcionária do Commercial Bank que na conta de Pitta seriam aplicados os mesmo juros de aplicação que eram feitos para Maluf. Nicea Camargo também indicou a participação de Naji Nahas nas negociações com Pitta.

Voltar ao topo