New York Times destaca decisão em 2º turno da eleição brasileira

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou a votação em primeiro lugar, mas não conseguiu a maioria necessária para evitar o segundo turno em 29 de outubro", destaca a edição impressa de hoje do The New York Times. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, "terminou em primeiro nos mais industrializados modernos e prósperos Estados do Sul do Brasil, incluindo seu Estado natal, São Paulo", acrescenta o diário nova-iorquino.

A matéria publicada pelo jornal observa que Lula ganhou no segundo turno há quatro anos, mas acrescenta que a administração petista tem sido marcada por um "escândalo após o outro".

O NYT aponta que enquanto Marco Aurélio Garcia, coordenador da campanha do presidente Lula à reeleição, afirmava que o PT sempre esteve preparado para um segundo turno, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, se apresentava com intensa alegria, prevendo que "a ética irá vencer a corrupção" no segundo turno. "Lula teve sua chance", arrematou o ex-governador de São Paulo.

O jornal nova-iorquino observa que a votação ocorreu em um clima sombrio diante do acidente entre o avião da Gol e o jato da Embraer.

Voltar ao topo