Navio panamenho derrama óleo no Porto de Santos

Vinte funcionários de uma empresa de proteção ambiental passaram a madrugada inteira tentando evitar que cerca de mil litros de óleo combustível se espalhassem ainda mais pelo mar no entorno do Porto de Santos, na Baixada Santista, após um vazamento ocorrido na tarde de quarta (07).

O óleo vazou do navio Smart, do Panamá, quando a tripulação fazia manobras com o material dentro da própria embarcação. Cerca de mil litros caíram junto ao terminal 38, onde o navio estava atracado. Parte chegou até o canal 7. A situação estava controlada até às 20h, quando a maré baixa acabou levando o óleo para a ponta da praia, atingindo o canal. O risco maior era de que óleo atingisse as praias.

A dificuldade da equipe que trabalha na região ocorre em razão da necessidade de se retirar o óleo o mais rápido possível e ao mesmo tempo impedir que o material se espalhe ainda mais. Para isso, estão sendo utilizados barcos para instalar mantas e absorventes sintéticos e também um caminhão de sucção a vácuo. Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto, acompanham os trabalhos.

Voltar ao topo