Zapatero coloca América Latina entre suas prioridades

O primeiro-ministro reeleito da Espanha, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, disse ontem que uma de suas prioridades na política externa será promover a estabilidade política e a cooperação econômica com os países da América Latina, por meio da União Européia (UE). Citando a reunião de cúpula entre os governos da UE e da América Latina, marcada para 16 de maio em Lima (Peru), Zapatero garantiu que ?todos os acordos pendentes de natureza econômica beneficiarão muito a América Latina?.

Segundo ele, essa aproximação dará ?maior relevância à UE no concerto internacional?, um dos objetivos de seu governo. ?Nessa legislatura, devemos apostar num relançamento do compromisso europeu e da relevância da Europa no mundo?, sublinhou o líder socialista, em sua primeira entrevista coletiva, no seu comitê de campanha, depois da vitória nas eleições gerais de domingo.

Zapatero festejou o fato de o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) ter tido o maior número de votos de sua história e o terceiro em porcentagem. O PSOE venceu com 11.064.524 votos ou 43,64%, seguido pelo Partido Popular (PP), de direita, que teve 10.169.973, ou 40,11% – também a maior votação de sua história. Tanto o PSOE quanto o PP ganharam mais cinco cadeiras no Congresso, elegendo 169 e 153 deputados, respectivamente.

Voltar ao topo