Vazamento de óleo na Coréia foi maior que a estimativa

Quase 80.000 barris de petróleo vazaram de um superpetroleiro perfurado por outra embarcação no início do mês no litoral da Coréia do Sul, cerca de 20% a mais do que o inicialmente estimado, revelou hoje Kim Jung-seok, funcionário do Ministério da Marinha e da Pesca do país asiático.

Onze dias após o acidente no litoral sul-coreano, especialistas recalcularam a extensão do vazamento dos reservatórios do Hebei Spirit. De acordo com Kim, o novo cálculo baseia-se na quantidade de petróleo que permaneceu nos reservatórios do navio depois da colisão. Na data do acidente, o Hebei Spirit, com bandeira de Hong Kong, transportava 1,9 milhão de barris de petróleo. Ao todo, 78.920 barris vazaram no mar, disse Kim.

O derramamento equivale a cerca de um terço do petróleo derramado no desastre com o Exxon Valdez, em 1989, quando cerca de 260.000 barris foram derramados na costa do Alasca.

A área afetada pelo derramamento ocorrido no início do mês abrange um delicado ecossistema e afetou a pesca na região, que também é um destino turístico bastante procurado por causa de suas praias paradisíacas.

Mais de 37.000 pessoas, entre oficiais da guarda costeira, soldados, moradores e voluntários, estão engajadas na limpeza da sujeira.

Voltar ao topo