UE abre investigação contra financiamento da Hungria em reatores nucleares

As autoridades de concorrência da União Europeia (UE) abriram uma investigação aprofundada para ver se o financiamento da Hungria para dois novos reatores nucleares em Paks, ao sul de Budapeste, tem violado as regras relativas aos auxílios estatais do bloco.

A Hungria disse em maio às autoridades da UE que planejava investir na construção de dois reatores nucleares. A executiva da UE Margrethe Vestager disse em um comunicado nesta segunda-feira que tem dúvidas de que “este investimento pode não estar em condições de mercado”.

“Dado o tamanho e a importância do projeto em Paks, a Comissão tem que avaliar cuidadosamente se o investimento da Hungria está, de fato, em condições de mercado ou se trata de um auxílio estatal”, disse Margrethe Vestager, do órgão de concorrência da Comissão Europeia, disse. “Isso exige uma análise complexa. Eu acho que é importante que as partes interessadas também apresentem os seus pontos de vista”, acrescentou.

As autoridades da UE disseram que vão averiguar se um investidor privado teria financiado o projeto em termos semelhantes aos fornecidos pelo governo.

Na semana passada, a comissão levou a Hungria ao Tribunal de Justiça da União Europeia sobre o contrato que assinou com Rosatom da Rússia para expandir a usina nuclear de Paks. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo