Terremoto de 6.4 graus deixa 43 feridos no Japão

Um forte terremoto de magnitude 6.4 na escala Richter atingiu a região central de Japão nesta terça-feira (horário local), ferindo pelo menos 43 pessoas e provocando deslizamentos de terra. Segundo funcionários do governo, as operações de uma usina nuclear e dos trens-bala foram interrompidas.

O terremoto sacudiu prédios e surpreendeu os moradores em Tóquio e nas áreas ao sudeste da capital enquanto dormiam. O tremor foi sentido no Oceano Pacífico, às 5h07 (horário local e às 17h07, em Brasília), cerca de 170 quilômetros ao sudeste de Tóquio e a uma profundidade de 26.8 quilômetros, de acordo com o U.S. Geological Survey.

Um grande deslizamento desencadeado pelo terremoto danificou uma rodovia na província de Makinohara, causando longos engarrafamentos, reportou um canal de TV local.

A usina nuclear Hamaoka, em Shizuoka, desligou dois reatores imediatamente após o terremoto, disse a operadora Chubu Electric Power Co. Um funcionário da empresa afirmou, no entanto, que não havia “anormalidades” na usina. Segundo a companhia, o tremor causou falhas de energia em cerca de 9.500 casas.

A Central Japan Railway Co. suspendeu os trens-bala na região atingida pelo terremoto, mas retomou os serviços várias horas mais tarde.