Tempestade Agatha já provocou 12 mortes na Guatemala

Fortes chuvas trazidas pela tempestade tropical batizada de Agatha atingiram a Guatemala e o sul do México ontem. Até a manhã deste domingo, o total de mortos chegava a 12, mas autoridades disseram que o número de vítimas pode aumentar.

Com ventos de até 75 quilômetros por hora, a tempestade provocou deslizamentos de terras perto da fronteira da Guatemala e do México antes de enfraquecer para uma depressão tropical. Contudo, autoridades alertaram que os problemas estão longe de terminar e que as chuvas continuam atingindo vulneráveis encostas e assentamentos nos dois países.

“A velocidade dos ventos diminuiu, não a quantidade de chuva”, disse o presidente guatemalteco Alvaro Colom na noite de ontem, acrescentando que os rios no sul do país estavam perto de transbordar. No sábado, deslizamentos de terras na Cidade da Guatemala mataram quatro pessoas e deixaram outras 11 desaparecidas, de acordo com o porta-voz do governo para desastres naturais, David de Leon. A maior parte da cidade ficou sem eletricidade durante a noite, o que dificultou os trabalhos de busca.

Quatro crianças morreram soterradas na cidade de Santa Catarina Pinula, localizada a cerca de 10 quilômetros da capital. Já em Quetzaltenango, 200 quilômetros ao oeste, um desmoronamento atingiu uma casa de família, matando duas crianças e dois adultos, informou o porta-voz. As informações são da Associated Press.