mundo

Talibã diz que conversas com os EUA para retirada de tropas estão evoluindo

O Talibã afirmou neste sábado que as diferenças entre as partes estão diminuindo nas conversas com o enviado de paz de Washington sobre um cronograma para a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão. Os dois lados continuam se reunindo no Qatar.

Em mensagem de voz, o porta-voz do Talibã em Doha, Suhail Shaheen, afirmou que os dois lados ofereceram novas propostas para reduzir o número de soldados dos Estados Unidos e da Otan. Isso seria um primeiro passo significativo em direção a um acordo para encerrar a guerra de quase 18 anos. “Há propostas para diminuir as diferenças entre os dois lados, mas ainda é necessária negociação para se alcançar um acordo final”, disse ele.

Outros oficiais do Talibã com conhecimento das negociações afirmaram que os EUA querem um ano e meio para retirar os aproximadamente 14.000 soldados do Afeganistão, enquanto o Talibã queria que o processo durasse seis meses. Os oficiais falaram em condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar com a mídia. Ainda não se sabe quais foram as novas propostas feitas por cada lado.

Conversas entre os EUA e o Talibã, que começaram no ano passado com a nomeação do enviado especial, Zalmay Khalilzad, tiveram como assunto principal um cronograma para a retirada dos EUA e uma garantia do Talibã que o Afeganistão não será usado como área para ataques terroristas. Os EUA também querem garantia de que o Talibã não abrigará terroristas e de que o país ajudará na luta contra o grupo ligado ao Estado Islâmico que tem como base, principalmente, o leste do Afeganistão.

Voltar ao topo