Talebans matam dois soldados dos EUA no Afeganistão

Militantes do Taleban abriram ofensiva contra uma base de coalizão norte-americana na região leste do Afeganistão, deixando dois soldados do exército dos Estados Unidos mortos e ferindo vários outros após mais de duas horas de batalha. Os soldados foram mortos por ataque de morteiros e foguetes. Durante a batalha, que terminou somente após o exército norte-americano responder com ataque aéreo, um suicida lançou-se com um caminhão carregado de explosivos contra os portões da base. Mas o caminhão explodiu quando os homens do exército norte-americano atiraram contra ele.

A prolongada ofensiva próximo à fronteira do Paquistão está centenas de quilômetros distante do sul do Afeganistão, onde fuzileiros navais norte-americanos deflagraram quinta-feira uma ampla operação contra insurgentes ligados à milícia fundamentalista islâmica Taleban e à rede extremista Al-Qaeda.

Em resposta a deterioração das condições de segurança, a administração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou o envio de 21 mil soldados adicionais ao Afeganistão e espera que o total de soldados na região chegue a 69 mil até o final do ano. O número é o dobro de soldados presentes em 2008, mas metade do número dos que estão no Iraque.

Paralelamente, no Paquistão, aviões e helicópteros atacaram posições do Taleban no norte do país, matando pelo menos 12 suspeitos de serem militantes do grupo, segundo autoridades de segurança paquistanesas. Além dos 12 mortos, outros nove militantes do Taleban ficaram feridos, segundo as autoridades.

Voltar ao topo