Soldado do Azerbaijão morre em conflito na Armênia

Um soldado do Azerbaijão foi morto neste sábado no segundo confronto em uma semana com o exército da Armênia, próximo à fronteira na região de Nagorno-Karabakh, informaram autoridades dos dois países. A região fica no Azerbaijão, mas desde o fim de uma guerra separatista, em 1994, está sob controle de tropas da Armênia.

O porta-voz do Ministério da Defessa de Nagorno-Karabakh, Senor Asratyan, disse que quatro ou cinco soldados do Azerbaijão tentaram entrar no território controlado pela Armênia na manhã de sábado (horário local). Segundo ele, um soldado foi morto e pelo menos dois ficaram feridos quando detonaram uma mina terrestre durante sua retirada.

O Ministério da Defesa do Azerbaijão confirmou que um dos soldados do país foi morto, mas disse que o ataque foi iniciado pelo armênios, que começaram uma forte troca de tiros.

Os dois lados também discordaram sobre quem iniciou o confronto no dia 31 de agosto e o número de vítimas. O governo de Nagorno-Karabakh disse que quatro soldados do Azerbaijão foram mortos e um soldado da Armênia ficou ferido. Já o Azerbaijão afirma que morreram dois soldados do país e três armênios.

Esforços internacionais para resolver o conflito pacificamente não tiveram muito sucesso até agora. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, esteve na região em julho e disse que o fim das hostilidades entre os dois lados é uma das prioridades dos Estados Unidos.