Socorro às vítimas em Mianmar tem rápida melhora, afirma a Unicef

Os trabalhos de recuperação do desastre provocado pelo ciclone Nargis e o esforços de assistência às vítimas estão tendo um rápido progresso em Mianmar (antiga Birmânia), apesar dos obstáculos logísticos, informou nesta segunda-feira (7) o fundo da Organização das Nações Unidas (ONU) para a infância. "O governo alocou bastante dinheiro para a recuperação e assistência," disse a porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) Zafrin Chyowdhury, à Associated Press, elogiando voluntários individuais por seu trabalho.

O Ciclone Nargis de 2 e 3 de maio devastou Mianmar, com um rastro de destruição no delta do rio Irrawady e na cidade de Rangum, a maior do país, matando 84,537 pessoas e deixando 53,836 desaparecidas. Chowdhury disse que apesar da melhora no socorro às vítimas, a logística permanece difícil.

"É uma situação desafiadora. O acesso é difícil e muitos lugares no delta só são alcançados com barcos," ela disse. Helicópteros enviados pela ONU também estão em uso na região.

"A assistência chegou, no entanto, a muitas áreas remotas," disse a porta-voz da Unicef.

Voltar ao topo