Situação vence, mas oposição avança em Cingapura

O partido do governo venceu as eleições parlamentares em Cingapura neste sábado, mas a oposição obteve ganhos históricos, de acordo com resultados preliminares já divulgados. O Partido da Ação Popular ganhou 81 dos 87 assentos do Parlamento, enquanto o Partido dos Trabalhadores ficou com os seis restantes. O número é tímido, mas também o maior já conseguido por uma legenda oposicionista desde a independência, em 1965, de acordo com informações do Departamento de Eleições.

O Partido da Ação Popular (PAP) está no poder há quase cinco décadas e continua a ser a principal força política de Cingapura. No entanto, ao derrotar o ministro das Relações Exteriores, George Yeo – um dos líderes do PAP e membro do Gabinete do governo -, o Partido dos Trabalhadores apresentou resistência sem precedentes para uma legenda de oposição e agora quer ser uma voz alternativa no parlamento.

Os líderes da oposição procuraram durante a campanha explorar o crescente descontentamento dos eleitores com o aumento dos custos de habitação e do número trabalhadores estrangeiros. O Partido dos Trabalhadores chegou a atrair cerca de 40 mil pessoas em comícios durante a última semana.

O PAP tentou destacar o crescimento econômico, a redução da burocracia e da corrupção. O primeiro-ministro Lee Hsien Loong também se desculpou no início desta semana por deficiências do governo, como a demora em reduzir o déficit habitacional, e por não expandir a rede de transporte para acomodar um grande aumento de trabalhadores estrangeiros. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna