Sérvia anuncia eleições locais em Kosovo

A Sérvia pretende realizar eleições locais em Kosovo em maio, segundo um decreto publicado nesta segunda-feira (14). A medida recebe oposição das Nações Unidas, pois a votação estaria em desacordo com o mandato da ONU para a província. Além disso, Kosovo declarou-se independente da Sérvia, em fevereiro. "Nós vamos dizer claramente que Kosovo é parte da Sérvia" com a votação, disse o primeiro-ministro Vojislav Kostunica, à televisão Belgrado B92.

Mais de 30 países – entre eles os Estados Unidos e a maioria da União Européia – reconheceram a independência de Kosovo. A Sérvia, que considera a província o berço histórico de seu Estado, rejeita a separação, qualificando-a como ilegal de acordo com a lei internacional.

A data prevista para as eleições é 11 de maio, de acordo com o publicado no jornal oficial do governo sérvio. O principal funcionário das Nações Unidas encarregado de Kosovo, Joachim Ruecker, já havia dito anteriormente que apenas a própria ONU tem a autoridade para realizar eleições na região. Mas a entidade já convidou Belgrado a ajudar na organização das eleições em áreas de maioria sérvia de Kosovo. Essa votação seria realizada nos cinco municípios de maioria sérvia. No geral 90% dos 2 milhões de kosovares são albaneses étnicos.

Voltar ao topo