Republicanos perdem vagas na Câmara; democratas controlam Senado

A apuração parcial dos votos mostra que os republicanos mantiveram seu controle sobre a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), mas perderam vagas em relação ao mandato anterior. Os democratas também preservaram sua maioria no Senado, com pouca alteração no total de assentos.

Além de escolher o novo presidente, os americanos também votaram ontem em nomes para a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), para o Senado e para as assembleias estaduais.

Os republicanos garantiram 232 assentos na Câmara (dos 435 disponíveis) neste ano, ante 241 na legislação passada.

Já os democratas conseguiram 192 assentos, ante 194 na legislação anterior. Ainda há 11 vagas cujos resultados estão pendentes. No Senado, os democratas conseguiram 52 vagas na eleição deste ano, ante 51 na votação anterior. Os republicanos, por sua vez, perderam duas cadeiras e vão ter 45 integrantes nesta Casa. As demais vagas ficaram com candidatos independentes.

Há 100 vagas no Senado. Nesta eleição, foram renovados 33 parlamentares, que têm um mandato de seis anos. A composição das duas Casas significa que o presidente Barack Obama vai continuar a enfrentar um Congresso dividido e polarizado em seu segundo mandato, exigindo negociações difíceis e bastante desgaste político.

A reforma do sistema de saúde neste ano é o melhor exemplo. Enquanto a lei foi revogada pela Câmara, de maioria republicana, foi aprovada em seguida pelo Senado, de predominância democrata.

Voltar ao topo