República Dominicana registra primeiro caso de cólera

A República Dominicana anunciou na noite desta terça-feira a confirmação do primeiro caso de cólera no país depois da eclosão de um surto da doença no vizinho Haiti.

O Ministério da Saúde do país informou que o paciente é um haitiano que regressou recentemente à República Dominicana depois de uma visita a seu país de origem.

O surto de cólera no Haiti já provocou a morte de mais de mil pessoas e a internação de cerca de 16.700, segundo as mais recentes cifras oficiais. Entidades assistenciais advertem que o número de vítimas pode ser ainda maior.

Haiti e República Dominicana compartilham a Ilha Hispaniola, no Caribe. Assim como o Haiti, a República Dominicana nunca havia registrado antes nenhum caso de cólera antes deste ano.

O cólera é uma doença gastrointestinal transmitida por meio de água contaminada e está relacionada a condições precárias de higiene, à superpopulação e à falta de sistemas adequados de saneamento. A doença pode ser tratada com relativa facilidade, mas provoca muitas mortes em países em desenvolvimento.