Pioneiro do break morre em Nova York

Wayne "Frosty Freeze" Frost, um dos pioneiros da cultura hip hop, morreu nesta quinta-feira (3), em Nova York. Com suas acrobacias, integrando a legendária Rock Steady Crew, no filme Flashdance, em 1983, Frost ajudou a desatar a febre da dança break.

O artista morreu no Centro Médico Monte Sinai após padecer de uma longa enfermidade, não revelada. A informação foi dada por Jorge "Fabel" Pabon, vice-presidente da equipe de que Frost fazia parte.

"Ele foi um dos b-boys mais carismáticos que já viveram", disse Benson Lee, diretor do novo documentário Planet B-Boy. Os b-boys imitam movimentos de James Brown e do astro das artes marciais Bruce Lee, agregando movimentos característicos à mistura.

O break surgiu no Bronx e no Harlem, no início dos anos 1970. A dança fazia parte da cultura hip hop, que também inclui o grafite e o rap.

Frost era conhecido por seu estilo enérgico, com coreografias complexas e movimentos intrépidos – entre eles saltos mortais para trás e giros sobre a cabeça. Um de seus movimentos foi inclusive apelidado de "suicídio".

Voltar ao topo