Peru e Bolívia normalizam relação bilateral

O ministro das Relações Exteriores peruano, José Antonio García Belaúnde, disse nesta quarta-feira que recebeu uma ligação "oportuna" de seu colega boliviano, David Choquehuanca. Segundo Belaúnde, o contato serviu para recuperar a cordialidade nas ressentidas relações bilaterais.

O ministro peruano disse que falou na terça-feira com Choquehuanca. O boliviano demonstrou o desejo de seu país de superar os incidentes surgidos após o presidente Evo Morales falar sobre supostas bases militares dos Estados Unidos localizadas no Peru.

O governo peruano considerou as declarações uma intromissão e convocou para consultas seu embaixador em La Paz, Fernando Rojas, que retornou a Lima no dia 1.º de julho.

"O telefonema do chanceler foi muito oportuno para desanuviar o ambiente…digamos que se recupera a gestão cordial de uma relação que deve ser assim", disse Belaúnde em entrevista à emissora CPN. O peruano ressaltou a importância do princípio da não-intervenção nos assuntos de outros países para a boa relação.

Na véspera, Belaúnde havia sido irônico em relação ao presidente boliviano. Para ele, "(Evo) Morales parece ter assumido um papel para o qual ninguém o elegeu, o de guia espiritual de outros povos".

Voltar ao topo