Paz entre Israel e Síria está longe, diz chanceler turco

O ministro de Relações Exteriores turco, Ali Babacan, disse nesta segunda-feira (28) que ainda há um longo caminho até a realização de qualquer acordo de paz entre Israel e a Síria. A Turquia também afirmou que continuará a encorajar o reinício das negociações diretas entre os dois lados. O país europeu tem laços próximos com Israel e a Síria. Segundo Babacan, será preciso "forte determinação política" para que os dois países cheguem a um acordo. "Nós ainda estamos muito no início do processo", disse Babacan a repórteres, na Nova Zelândia.

A última rodada de negociações diretas entre os dois países se encerrou em 2000, pelo impasse em relação à proposta de Israel para se retirar das Colinas de Golã. A região, estratégica, foi ocupada por Israel em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias. "As conversas continuarão ocorrendo através da Turquia por um tempo" disse Babacan. "Quando o assunto estiver um pouco mais maduro, então espero que os lados se encontrem."

A Turquia não comentou algumas reportagens segundo as quais Israel teria oferecido as Colinas de Golã em troca de um acordo de paz com a Síria. Segundo as notícias, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, transmitiu a notícia ao presidente sírio, Bashar Assad. Israel também se recusou a comentar o fato. Babacan voltou a afirmar nesta segunda-feira (28) que o governo turco não fornecerá qualquer detalhe sobre a mediação.

Voltar ao topo