Partido Democrata nos EUA sofre novo revés

Nos EUA, o senador por Indiana Evan Bayh, um democrata de centro que representa um Estado de forte tendência republicana, disse hoje que não vai tentar um terceiro mandato em novembro, um golpe para seu partido. Bayh, de 54 anos, é o último de uma série de legisladores que não vai disputar a reeleição neste ano, na medida em que as pesquisas mostram o crescente descontentamento dos eleitores tanto com o Partido Democrata quanto com o Republicano, assim como com o Congresso, em razão do alto desemprego e do crescente déficit federal.

“Colocando em palavras que eu acho que as pessoas podem compreender: eu amo trabalhar para as pessoas de Indiana, eu amo ajudar nossos cidadãos a fazerem o melhor de suas vidas, mas eu não amo o Congresso”, disse Bayh, em Indianápolis.

A saída de Bayh pode representar um retrocesso para seu partido, que recentemente perdeu sua maioria no Senado com a eleição de um republicano para a cadeira do senador democrata Edward Kennedy. Bayh, que foi eleito pela primeira vez para o Senado em 1998, trabalhou durante sua carreira para implantar políticas mais moderadas a seu partido, argumentando que os democratas deveriam ser mais agressivos em reduzir o déficit nacional entre outros pontos.

Antes da decisão, acreditava-se que ele enfrentaria uma dura batalha pela reeleição contra o ex-senador Dan Coats, um republicano que quer voltar ao Congresso após mais de uma década longe da política. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo