Paraná recebe serviço de coleta e reciclagem de lâmpadas fluorescentes

A Ambiensys, empresa paranaense de Gestão Ambiental lança um serviço de coleta e reciclagem de lâmpadas fluorescentes no próprio local das empresas, proporcionando maior segurança no processo de descarte desse lixo considerado prejudicial ao meio ambiente pelo alto poder tóxico de substâncias como o mercúrio.

Para as empresas, o serviço de coleta evitará o armazenamento muitas vezes inadequado de grandes volumes de lâmpadas queimadas e o risco de quebra e evaporação do mercúrio na atmosfera. Outra vantagem da descaracterização na própria empresa é dispensar o transporte das lâmpadas inteiras até a destinação, pois nesta situação exigem-se condições especiais de deslocamento e seguro da carga devido aos riscos de contaminação ambiental em caso de acidentes.

O serviço de coleta atenderá as solicitações das empresas independentemente do volume de lâmpadas a ser descartado. Isso será possível pela praticidade do Bulbox, um equipamento portátil desenvolvido com tecnologia 100% nacional, capaz de triturar até 1500 lâmpadas por dia, armazenando seus resíduos – vidro, alumínio, fósforo e mercúrio em um sistema a vácuo sem riscos de contaminação do ar por gases nocivos e com total segurança na operação. O que não é reciclado tem sua destinação adequada em aterros industriais.

Segundo o diretor da Ambiensys, Ricardo Barros, ?o principal objetivo do sistema BULBOX é contribuir para a preservação ambiental evitando a contaminação do meio ambiente pelo mercúrio presente na composição de lâmpadas fluorescentes e ainda atender as normas regulamentares que obrigam o descarte e a manipulação das lâmpadas com segurança sem afetar a saúde de funcionários ou o meio ambiente?.
Como o sistema cumpre todas as exigências legais referentes ao descarte correto das lâmpadas, a Ambiensys ainda fornece aos seus usuários a Certificação Destinação Final de Resíduos, que garante a rastreabilidade, um importante procedimento necessário para empresas certificadas ou em processo de certificação ISO14000.

Em âmbito local, o sistema Bulbox conquistou em 2006 o Prêmio ACP de Comércio Exterior pelo melhor projeto apresentado pelos alunos da UNICENP na categoria ?Aluno e a Atividade Internacional?. E ganhou reconhecimento nacional da ABIVIDRO – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidros ? por recomendar a utilização do sistema como forma correta de descartar lâmpadas fluorescentes sem riscos para o meio ambiente.

Lançado no mercado em 2005, o sistema Bulbox já triturou e reciclou quase 200.000 lâmpadas, atendendo nos serviços público e privado, tais como Prefeitura Municipal de Curitiba, Infraero, Sanepar, Fundepar, PUC/PR, Cavo, Hospital Vita, Brasil Telecom, Sociedade Educacional Tuiuti, Associação Franciscana Bom Jesus, Simoldes, TI Brasil e Faurecia, que passam agora a usufruir da praticidade do serviço de coleta e descarte na própria empresa. E os primeiros contratos para levar o serviço a outros estados já estão sendo firmados, iniciando por Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Voltar ao topo