Palestinos cercam esconderijo do Hamas e matam dois

A polícia palestina matou hoje dois militantes do Hamas depois que eles abriram fogo de dentro de um esconderijo subterrâneo ao serem cercados por forças de segurança, disseram funcionários palestinos. Um policial também morreu na operação, que faz parte de uma ofensiva contra militantes islâmicos na cidade de Qalqiliya, na Cisjordânia.

Três homens do Hamas haviam construído o túnel em um jardim de uma casa em Qalqiliya. A morte de dois deles ocorreu depois que eles rejeitaram pedidos dos parentes para se renderem. A polícia chegou a afirmar que três militantes foram mortos, mas um deles, Alaa Abu Diab, estava apenas inconsciente. Os fugitivos abriram fogo, matando um policial e ferindo outro.

A operação desta quinta-feira foi o segundo ataque por forças leais do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a um esconderijo do Hamas em Qalqiliya nesta semana . No domingo, seis pessoas morreram no pior confronto entre facções desde a disputa pela Faixa de Gaza, há dois anos, quando as forças do movimento laico Fatah, de Abbas, foram expulsas, e o Hamas tomou controle sobre a Faixa de Gaza.

Desde então, Abbas tem combatido o Hamas na Cisjordânia, prendendo centenas de ativistas e fechando instituições, entre elas algumas de caridade. Em Gaza, o porta-voz do Hamas Fawzi Barhoum acusou Abbas de lançar uma guerra contra os que resistem à ocupação. “Nossos combatentes têm o direito de se defender e enfrentar esta conspiração”, afirmou.

Voltar ao topo