Conflito

Otan pode acelerar saída de tropas do Afeganistão

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse hoje (01), em entrevista ao jornal britânico `Guardian`, que a retirada das tropas internacionais do Afeganistão poderá acontecer mais rapidamente do que o previsto.

Rasmussen afirmou que alternativas estão sendo estudadas e devem estar definidas dentro de três meses. `Daqui até 2014, vocês poderão ver adaptações na ocupação. Nossas tropas podem se reorganizar, assumir novas tarefas, ou até mesmo se retirar, ou podemos diminuir o número de tropas estrangeiras`, ele disse, com a ressalva de que as mudanças deverão ser compatíveis com a segurança no local.

Um fator que contribuiu para essa postura da Otan, admite Rasmussen, foi a morte recente de quase 50 soldados de tropas aliadas em ataques de militares insurgentes afegãos. Ele afirmou que os atentados prejudicaram o relacionamento entre as forças internacionais e o Exército do Afeganistão. `Ataques vindos de dentro minaram nossa confiança, sem sombra de dúvida`, afirmou.

Rasmussen concluiu que há táticas do grupo radical islâmico Taleban envolvidas nos ataques. Além de colocar agentes infiltrados como militares e policiais, os talebans estão, segundo ele, semeando a desconfiança e a confusão. Ele afirmou também que os talebans desejam transformar a opinião pública dos países ocidentais, para torná-la contrária à ocupação.

Para atingir esse objetivo, os atentados seriam um caminho. `O alvo real são os políticos, a imprensa, formadores de opinião dos países aliados.`

Voltar ao topo