ONU alerta para enchentes em países do sul da África

Praticamente todos os países do sul da África estão em alerta para enchentes, informou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU). Chuvas excepcionalmente fortes são previstas para a região até março. “Nós tememos as enchentes relâmpago. Elas são comuns na região e temos registrado chuvas mais fortes do que nos anos anteriores”, disse Elisabeth Byrs, porta-voz do escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários.

Cinco países estão em alerta para enchentes: Botswana, Moçambique, Namíbia, Zimbábue e Zâmbia. A África do Sul deve declarar situação de calamidade. No país, as inundações e tempestades já deixaram 40 mortos e obrigaram 6 mil pessoas a deixarem suas casas, segundo a ONU. Há relatos sobre mortos, feridos e danos materiais no Lesoto, Madagáscar, Malavi, Angola e Suazilândia.

O volume dos dois maiores rios da região, o Zambezi e o Okavango, está praticamente o dobro do normal. “Poderemos ter desastres de grandes proporções se medidas de prevenção não forem tomadas nas próximas seis semanas”, disse Byrs. A ONU também alerta para o risco do aumento dos casos de cólera – doença que é endêmica em alguns países da região – e malária, bem como o perigo de destruição de plantações. As informações são da Dow Jones.