Nigéria manda investigar ataque a avião nos EUA

O governo da Nigéria ordenou hoje que seja realizada uma investigação sobre o incidente em voo da companhia aérea norte-americana Northwest Airlines, que seguia de Amsterdã, na Holanda, para Detroit, nos Estados Unidos. Um homem, identificado pelas autoridades americanas como Umar Farouk Abdul Mutallad, um nigeriano de 23 anos, explodiu ontem um artefato durante o voo. A Casa Branca qualificou a ação de atentado terrorista e reforçou as medidas de segurança para as viagens aéreas.

Abdul Mutallab provocou certo pânico ao detonar um pequeno explosivo dentro de um Airbus A-330 da Northwest Airlines, com 278 passageiros, já quando aterrissava em Detroit. Ele teria embarcado no aeroporto de Lagos, na Nigéria, passando por Amsterdã e tendo como destino Detroit, disse o presidente do Comitê de Segurança Doméstica da Câmara dos Estados Unidos, o republicano Peter King, à rede CNN.

O porta-voz nigeriano da Autoridade Federal dos Aeroportos, Akin Olukunle, havia dito mais cedo que todos os passageiros e suas bagagens são verificados antes de embarques para voos internacionais. Segundo ele, o aeroporto de Lagos foi submetido a uma auditoria da Administração de Segurança no Transporte dos EUA em novembro.

Uma porta-voz da polícia do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, não comentou sobre o caso ou sobre os procedimentos de segurança tomados no voo 253. O aeroporto de Schiphol é um dos mais usados da Europa com grande tráfego de passageiros da África e da Ásia para a América do Norte. Após a tentativa de ataque, a segurança para os voos em direção à América do Norte foi reforçada.

 

Em entrevista à rede de TV CNN, o passageiro norte-americano Syed Jafry afirmou que a explosão ocorreu pouco antes de a aeronave pousar no aeroporto de Detroit. “Escutamos e barulho e, segundos depois, vi uma luz seguida de fogo”, disse. Sentado a três fileiras de distância de Abdul Mudallah, ele acrescentou que houve pânico apenas nas cadeiras ao redor e alguns passageiros mais distantes sequer perceberam o episódio. “Um homem mais jovem o dominou e ficamos mais calmos”, finalizou Jafry.

A companhia Delta Airlines, à qual pertence a Northwest, informou que algumas pessoas ficaram feridas na fracassada tentativa de atentado. As informações são da Associated Press e Dow Jones.