Netanyahu tem 29% dos votos em Israel, indica pesquisa

O ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu é o favorito para tornar-se o próximo premiê de Israel nas eleições de 10 de fevereiro, indica uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (26). O líder do direitista Partido Likud é favorito para 29% dos israelenses, enquanto 16% preferem a ministra das Relações Exteriores, Tzipi Livni, do centrista Kadima, segundo pesquisa publicada pelo jornal Haaretz em sua edição da internet. Já o ministro da Defesa, Ehud Barak, é o preferido de 9% das pessoas consultadas. Barak é líder do Partido Trabalhista.

A pesquisa mostra um crescente fosso entre o Likud e o Kadima. O Likud deve ganhar 30 das 120 cadeiras do Parlamento e o Kadima deve ficar com 22. Já os trabalhistas podem chegar a 17 assentos, de acordo com a pesquisa, conduzida pelo Instituto Migdam, entre 500 potenciais eleitores. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

O bloco de direita liderado pelo Likud ficaria com um total de 65 cadeiras no Knesset, graças em parte aumento de popularidade do Partido Yisrael Beitenu, que levaria 16 assentos.