Nepaleses vão às urnas na 1ª eleição em nove anos

Os nepaleses foram nesta quinta-feira (10) em massa às urnas para uma votação histórica, convocada com o objetivo de inserir os antigos rebeldes comunistas na nova cena democrática do país e pôr fim à última monarquia hindu. Os eleitores já faziam fila nos locais de votação antes do amanhecer, indiferentes à violência registrada nos dias que antecederam a primeira eleição em nove anos no Nepal.

A votação transcorreu tranqüilamente na maior parte da nação, mas houve episódios esporádicos de violência, inclusive uma tentativa de assassinato contra um candidato, um incêndio criminoso contra um local de votação e a morte de um homem num confronto com rivais políticos. A eleição deste ano é vista como a pedra fundamental do acordo de paz assinado em 2006 com os antigos rebeldes comunistas.

A divulgação dos resultados, porém, deve começar somente no fim de abril ou no início de maio. Em meados da década passada, os rebeldes, que se dizem inspirados no líder revolucionário chinês Mao Tsé-tung, deflagraram uma luta armada contra a monarquia nepalesa. Mais de 13.000 pessoas morreram em dez anos de um conflito encerrado em 2006.

Voltar ao topo