Mugabe vai discutir boicote na hora certa, diz porta-voz

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, encontrará tempo para abordar um boicote do partido de oposição ao governo de unidade do país “quando for a hora certa”, afirmou seu porta-voz, George Charamba, ao jornal estatal The Sunday Mail.

Segundo ele, Mugabe está ocupado com outras coisas, como a obtenção de bolsas de estudo e a recepção de jogadores de futebol para um torneio regional. “Quanto a esta agitação desnecessária do MDC, suponho que o presidente encontrará tempo para isso quando for a hora certa”, acrescentou.

Os comentários refletem a indiferença com a qual Mugabe reagiu após o líder do partido Movimento para a Mudança Democrática (MDC) e primeiro-ministro do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, anunciar na sexta-feira um boicote ao governo de unidade do país até que várias questões sejam solucionadas – entre elas a resolução do caso de Roy Bennett, importante aliado de Tsvangirai acusado de uma suposta tentativa de golpe.

 

Tsvangirai disse a repórteres na sexta-feira que os membros do MDC não participarão das reuniões de gabinete ou de outras atividades executivas com o partido de Mugabe – o ZANU-PF -, mas reiterou seu compromisso com o acordo do governo de coalizão.

 

No mesmo dia, o porta-voz do ZANU-PF, Ephraim Masawi, disse que os trabalhos do governo prosseguiriam e que o partido não via problemas na atitude de Tsvangirai. Além disso, Charamba disse ao The Sunday Mail que a reunião de gabinete marcada para terça-feira ocorrerá normalmente.

O governo de coalizão do Zimbábue foi formado a pedido de outros países devido ao impasse político ocorrido no país após as eleições presidenciais mais recentes. As informações são da Associated Press.