Manifestantes fazem carreata contra Putin na Rússia

Centenas de carros ocuparam o centro de Moscou neste domingo durante uma manifestação de opositores exigindo que o primeiro-ministro Vladimir Putin permita eleições livres na Rússia. Os veículos circularam por 16 quilômetros carregando fitas ou balões brancos, símbolo do movimento anti-Putin.

A manifestação de hoje ocorre a duas semanas da eleição presidencial do país, cujo favorito é Putin. Embora nenhum de seus quatro adversários tenha chances de vencer, Putin não precisa obter a maioria dos votos para evitar um segundo turno.

Um protesto semelhante, mas em apoio ao premiê russo reuniu 2 mil carros na tarde de ontem. Partidários de Putin vêm tentando combater os protestos da oposição, mostrando que eles também podem mobilizar as pessoas a irem às ruas. Milhares de pessoas são esperadas em um comício pró-Putin, em Moscou, marcado para a quinta-feira, que é feriado nacional.

A maior onda de protestos dos últimos 20 anos começou em dezembro, após a realização de eleições parlamentares, supostamente manipuladas para que o partido de Putin alcançasse a maioria das cadeiras da Câmara dos Deputados.

Voltar ao topo