Livro que Chávez deu a Obama vira sucesso de vendas

O livro “As veias abertas da América Latina”, que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deu de presente a seu colega norte-americano, Barack Obama, rapidamente converteu-se no quinto mais vendido no site da Amazon. O salto nas vendas da obra do jornalista uruguaio Eduardo Galeano foi considerado “impressionante” por especialistas.

Antes de que fosse presenteado por Chávez a Obama, o título ocupava a posição de número 54.295 de vendas no site. A Amazon, uma das mais importantes lojas virtuais de livros do mundo, informou a seus clientes que a edição em inglês da obra estava esgotada.

O trabalho, publicado em 1971, informa sobre “quais foram as origens da constante humilhação da que é objeto essa parte do mundo por parte dos países mais desenvolvidos”, segundo o portal Monografias.com.

Chávez disse que deu a Obama o livro, ontem, como gesto de retribuição ao fato de o norte-americano ter se aproximado para saudá-lo, na sexta-feira, na abertura da 5ª Cúpula das Américas, em Port of Spain, Trinidad e Tobago.

“Quero ser seu amigo”, disse Chávez a Obama na ocasião, segundo o próprio venezuelano. No dia seguinte, pôs a seguinte dedicatória no livro: “Para Obama, com afeto”. Horas mais tarde, Chávez anunciou o restabelecimento das relações com Washington em nível de embaixadores, interrompidas havia sete meses.

Voltar ao topo